data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Uebel (Grêmio)
A escalação do meia Jean Pyerre, tão esperada pelos torcedores, não surtiu efeito algum
O Grêmio está fora da Libertadores. E o detalhe é que não foi qualquer derrota. Em jogo realizado nesta terça-feira à noite na Vila Belmiro, o Tricolor foi batido pelo Santos por 4 a 1. Kaio Jorge, duas vezes, Marinho e Laércio fizeram os gols do Peixe. Thaciano descontou para os gremistas. A derrota lembrou muito a eliminação do ano passado, também na competição sul-americana, quando a equipe da Arena levou 5 a 0 do Flamengo.
O jogo
A partida mal começou e o Santos abriu o placar. Antes do primeiro minuto, Jean Pyerre e David Braz protagonizaram uma verdadeira trapalhada na saída de bola. O meia recuou mal e o zagueiro estava mal posicionado. Kaio Jorge aproveitou o erro, passou pelo goleiro Vanderlei e fez o 1 a 0. Cinco minutos depois, Jean Pyerre teve a chance de se recuperar. Diego Souza acreditou em uma bola perdida e cruzou para a área. O meia ficou na frente do arqueiro John, mas finalizou pela linha de fundo.
Aos 16, o segundo dol. No contra-ataque, Lucas Braga avançou pela esquerda e cruzou. Marinho, em alta velocidade, concluiu forte, no alto, sem chances para Vanderlei: 2 a 0. A essa altura do confronto, só os donos da casa atacavam. O Peixe poderia, inclusive, ter construído uma goleada já nos primeiros 45 minutos. Aos 30, uma boa chegada do Tricolor. Matheus Henrique tabelou com Pepê e chutou da entrada da área. John desviou a bola, que ainda tocou no travessão.
Segundo Tempo
Não foi o tradicional papo de intervalo que mudou a história do duelo. Aos oito minutos, o terceiro gol santista. Marinho bateu escanteio, e depois do toque na primeira trave, Kaio Jorge marcou o 3 a 0. Aos 36, o Tricolor esboçou uma reação. Ferreira cruzou e Thaciano testou para a rede para descontar para o Grêmio.
Dois minutos depois, o golpe fatal: O Santos foi ao ataque e empilhou oportunidades no mesmo lance. Até que Jean Mota cruzou e Laércio, ex-Caxias, cabeceou para decretar o 4 a 1, placar final na Vila Belmiro.
Libertadores - Quartas de final - Jogo de Volta - Santos x Grêmio
Santos: John; Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonathan (Wagner Leonardo); Alison , Sandry e Jobson (Guilherme Nunes); Marinho (Jean Mota), Kaio Jorge (Marcos Leonardo) e Lucas Braga
Técnico: Cuca
Grêmio: Vanderlei; Orejuela (Victor Ferraz), Pedro Geromel, David Braz (Churín) e Diogo Barbosa; Darlan (Pinares), Matheus Henrique, Luiz Fernando (Ferreira), Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Kaio Jorge, duas vezes, Marinho e Laércio (S); Thaciano (G)
Arbitragem: Wilmar Roldan, auxiliado por Wilmar Navarro e Dionisio Ruiz (trio colombiano)
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, São Paulo